terça-feira, 1 de maio de 2012

#440 - Watchmen

Bem...hoje vou falar sobre algo que não costumo postar aqui, que foge um pouquinho do tema comum do blog, mas não tanto: Vou falar de HQ, ou melhor, no caso Graphic Novel....e ainda mais, uma da DC (não sou fã da DC), ou seja, fugindo de tudo que é conceito meu... MAS ISSO PODE, por que estamos falando de Wathcmen, então pode-se quebrar qualquer regra, por que é foda pra caralho.

Watchmen


Devem ter notado que, com o lançamento de The Avengers e a espera por Batman The Dark Knight Rises, o assunto HQs e Super-heróis se tornou rotineiro. Todos conversando sobre isso. Pessoalmente não sou fanático por HQs, e geralmente curto as da Marvel....MAS, há três lançamentos da DC, que tem meu absoluto respeito: Batman, Sandman e ,especialmente, Watchmen. (tanto que fui pra pré-estreia de The Avengers com uma blusa do Rorschach e tive direito até a elogios).

Por que a  vida de heróis não é necessariamente bonitinha, assim como o mundo não é. Quem disse que, se heróis existissem, eles seriam bem aceitados? E por acaso, a vida de um herói seria uma coisa tranquila? E o que podem fazer aqueles heróis antigaços, que não tinham poderes, apenas habilidade de luta e força, perante seres absurdamente poderosos? Temos livre arbítrio? o Destino existe?.................Essas e muitas outras questões são levantadas em Watchmen e levam a diversas observações aprofundadas em vários campos de estudo.


Tudo inicia-se com a análise de um assassinato de Edward Blake um homem que rapidamente descobrimos ser um heróis de codinome "Comediante", por sinal, um dos poucos heróis que ainda estavam ativos. A maioria dos heróis mascarados estava proibido de agir devido a uma lei imposta pelo governo, o povo quer uma polícia oficial que resolva as coisas, não quer loucos mascarados fazendo a própria justiça, o que é entendível, afinal alguns sujeitos eram realmente psicopatas e tinham métodos questionáveis de justiça. Apenas restaram dois heróis na legalidade, Dr. Manhattan e  o Comediante, ambos acolhidos pelo governo, e Rorschach na ilegalidade.

A história fica alternando bastante entre passado e presente, e entre os flashbacks importantes, vemos a história dos heróis americanos, o primeiro grupo de heróis, chamados  Minutemen. Um grupo normal de pessoas, que apenas tinham seus ideais. Destes, foram inspirados mais heróis, até o aparecimento de Dr. Manhattan, o auge da era dos heróis.


Jonathan Osterman sofre um acidente em um laboratório que fazia pesquisas subatômicas e acaba sendo desintegrado na frente da sua equipe de trabalho....meses depois, um sistema circulatório ambulante foi encontrado andando pelas instalações do laboratório. Aparições estranhas de partes humanas estavam ocorrendo, e todos acreditavam ser algum tipo de assombração, mas não.... Jon (apelido de Jonathan) estava voltando a ser o que era,  NÃO, ele era algo superior agora que voltou do desaparecimento, Agora era Dr. Manhattan, um ser capaz de controlar a estrutura atômica de tudo, e enxergar o tempo, assim vendo passado, presente e futuro ao mesmo tempo. Um heróis capaz de entender o universo e com poder para realizar façanhas como teletransporte, desintegração e transmutação. O que aconteceria com o mundo depois de uma aparição dessas?

A tecnologia avançou muito devido a isso, e os Estados Unidos ganharam um trunfo militar, assim se desenvolvendo à custa do medo que causam aos outros...mas os heróis se sentem intimidados, o que eles são perante alguem com tamanho poder? Muitos começam a ver que são inuteis, que não passavam de homens em fantasias, a maioria desiste. Assim chegamos à atualidade, com apenas 3 grandes "heróis" ativos, as aspas se devem ao fato de que eles tem atitudes bem questionáveis.


Dr. Manhattan tinha uma compreensão superior de mundo, o que o levava a nem sempre fazer o que nós achamos "correto". O Comediante entendia como o mundo funcionava, mas não ligava, ele conhecia a podridão do mundo e ria dela. Rorschach havia perdido a sanidade junto com o mundo. O Coruja, Ozymandias, Spectral...todos "aposentados"....o problema vem depois da morte do Comediante....outras mortes, alguns afastamentos, situações estranhas que parecem ter conexão. Rorschach percebe isso, mas sozinho parece não conseguir resolver tudo, então inicia-se uma trama complexa onde o mundo pode acabar enterrado sob as ruínas pós-guerra atômica.


História bem complexa, análises filosóficas, históricas, antropológicas, físicas.....simplesmente foda. A história se dá em focos diferentes o tempo todo, não havendo apenas um personagem principal, acho que cada personagem principal poderia ser representado pela capa do volume.


Link de download:
4Shared: http://www.4shared.com/rar/wbT2N3iL/Watchmen.html
Mediafire: http://www.mediafire.com/?l0vaq1l84a2b5rc


Watchmen possui uma adaptação para cinema, e por sinal, não achei ruim, apenas não é tão profunda quanto a obra original, por que enfim, se fosse mostrar tudo detalhadamente o filme seria enorme (e olha que já é bem grande o filme sem ser totalmente aprofundado).

Vale a pena das uma coferida também, acho até que é mais interessante ver primeiro o filme e depois ler, assim você se surpreende mais com a profundidade da história.



Até amanhã!

3 comentários:

  1. Graphic Novel também é HQ. Na verdade, alguns negros costumam diferenciar Comics de Graphic Novels. Mas na real, é tudo frescurite de termo. Dá no mesmo. ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I know, mas alguns gostam de diferenciar então coloquei....pra mim é tudo HQ.

      Excluir
  2. Muito bom o texto,vou baixar aqui :D
    curto bastante HQ's de super-herois,e pelo jeito esse parece ser muito bom.

    ResponderExcluir