Como podem ver, o blog passou por certas reformas e agora volto a postar, desta vez falando do jogo que, desde que lançou, vem chamando muito a atenção na internet e dividindo muito opiniões. Exploraremos as fórmulas de sucesso de Undertale.
Deixo logo claro que pretendo manter as postagens regulares nos sábados, fora os reviews/downloads semanais que estarão por vir (fiquem logo sabendo que estarei postando JoJo agora na spring season).
Bem-vindo ao mundo subterrâneo!
Em Undertale somos apresentados a um mundo dividido em duas raças, os humanos e os monstros. Após uma grande guerra, os monstros foram expulsos para o subterrâneo e aprisionados com uma barreira mágica.
Já de cara notamos algo interessante, ao contrário das histórias convencionais, nesta os humanos são considerados muito mais fortes que os monstros, o motivo disso vem do fato das almas humanas serem muito mais poderosas e até manterem usa existência após a morte, o que não ocorre nos monstros, que logo se tornam poeira.
Para quebrar a barreira criada pelos humanos, deve ser juntada a força de sete almas humanas. Depois de vários anos, o Rei Asgore conseguiu acumular 6 almas humanas e um humano caiu no subterrâneo, sendo esta a oportunidade de completar os requisitos pra livrar seu povo da sua longa prisão.
Esse humano é você.
A fórmula do sucesso.
Como qualquer jogo de menor peso, a busca de Undertale pelo sucesso veio daquilo que pode ser implementado através do esforço mesmo sem recursos. Muitos são os detalhes que tornam o jogo interessante, mas acho pertinente destacar os principais:
- História simples, mas interessante e bem detalhada: O jogo pode até ser limitado a poucas horas, dificilmente você levaria mais de um dia para finalizar, e a sua história é já bem conhecida, um herói tentando fugir de um mundo desconhecido e perigoso, no entanto, o background é muito bem desenvolvido em simples diálogos e interações, as vezes um pequeno objeto encontrado numa parte do jogo faz você entender muitos detalhes a mais sobre outra parte, um grande quebra-cabeça formado pelas histórias dos personagens.
- Personagens carismáticos: Mesmo com um tempo curto de jogo e com os personagens tendo um tempo ainda mais limitado a regiões específicas, você consegue criar um laço de amizade *ou ódio* com os personagens principais, e as vezes até com os secundários. Esqueletos piadistas, um robô apresentador de programa de televisão, a nobre capitã da guarda real, o justo, mas, infelizmente, inimigo Rei Asgore e muitos outros personagens tem personalidades bem fortes e específicas, alguns são clichês bem claros, outros são, na verdade, uma quebra enorme desses clichês, você se apega a eles e as escolhes de vida ou morte se tornam muito dificeis.
- Peso das escolhas de uma maneira simples: Em Undertale, assim como muitos jogos atuais, as suas escolhas morais tem grande importância no decorrer do jogo e, principalmente no final, mas você não vai se deparar com várias perguntas com resultados dúbios ou coisas do tipo, as ações são simples e se resumem principalmente nas escolhas de enfrentar e/ou matar ou não algum inimigo, ou o quanto você insiste nas suas ações, nada em Undertale é exatamente muito difícil, mas as consequências de suas ações no decorrer da trama são muito interessantes de se ver.
- Mecânica simples, mas criativa: Os combates no jogo se resumem a atacar acertando uma barra nos momentos certos ao estilo e alguns jogos oldschool e defender através de mini-games específicos de cada inimigo. SIM, cada inimigo é enfrentado de uma maneira diferente, e também possui ações diferentes que podem fazê-lo desistir da luta ou não. Todos esses mini-games são jogados com a sua alma, representada por um coração, e existem diferentes modos durante o decorrer do jogo.
- Inovando em conceitos que pareciam imutáveis: Acredito que uma das maiores características do jogo mais marcantes é o efeito que as ações de Salvar e Resetar o jogo tem. A maior habilidade do personagem principal é a Determinação, e está lhe dá a habilidade de Salvar e Resetar o jogo, mas estas ações acontecem apenas no tempo atual....o jogo em si ocorre num sistema de linhas do tempo e mexer com o tempo pode ter certas influências no mundo!
- Ótima trilha sonora: Considerando que o criador do jogo, Toby Fox, também é músico, isso era mais do que esperado. O jogo todo tem uma trilha sonora muito boa, e as músicas de batalhas de Boss são um espetáculo especial.
Por sinal, o canal de Youtube RichaadEB , lançou vários e vários covers versão Metal das músicas do jogo, isso até decidir fazer uma grande compilação e lançar um CD que foi oficializado por Toby Fox.
O Pacifista e o Genocida.
Os efeitos das suas decisões morais influenciam principalmente de três maneiras no jogo o que gera as três rotas principais, as quais possuem variações, mas com o mesmo método principal de obtenção.
- Rota Neutra: Para seguir a rota neutra basta não alcançar nem os requisitos da Rota do Pacifista nem da Rota do Genocida, sua primeira vez jogando é obrigatoriamente ou a Rota Neutra ou o Genocídio já que um dos requerimentos pra Rota do Pacifista é ter finalizado o jogo ao menos uma vez.
Basicamente, ocorre quando você , mata alguns inimigos e não mata outros. É o final com mais variações dependendo muito de quem você matou, também é o mais fácil de conseguir, mas o menos desejado, normalmente.
- Rota do Pacifista: Após finalizar o jogo uma vez ao menos, você liberará uma nova região no jogo e poderá seguir o caminho do pacifista se não matar absolutamente NENHUM inimigo. Algumas lutas tem saídas bem fáceis, outras necessitam detalhes bem específicos para poupar o inimigo ou fugir da luta.
O Verdadeiro final do Pacifista é considerado o Final feliz do jogo. Caso você tenha antes alguma vez feito o genocídio, mesmo que resete o jogo, nunca alcançará o Verdadeiro, mas sim o Soulless Pacifist, com uma certa diferença, e não tão feliz.
- Rota do Genocida: O Genocídio requer que você mate todos os inimigos possíveis, isso inclui ficar esperando aparecerem inimigos até que em cada mapa não apareçam mais inimigos, o que pode ser um pouco chato e demorado. Nesse modo aparecerão alguns inimigos especiais e mais difíceis, incluíndo o mais difícil dos Bosses finais. A rota do Genocida tem consequências irreparáveis, por isso alguns preferem nem tentar fazer isso, especialmente pelos laços criados com os personagens.
Muita coisa escondida!
No jogo, há muitas salas e casas trancadas que podem ser liberadas em momentos específicos com ações específicas. Algumas dessas salas trazem informações da história, coisas curiosas, outras são simplesmente brincadeiras dos criadores e possuem referências a isso, outras ainda são simplesmente erros ou bizarrices disfarçadas de erros.
Existem coisas que só podem ser alcançadas alterando arquivos do jogo,algumas dessas não se sabem se são propositais ou vestígios da época de produção do jogo...mas se sabe que, se o jogo for alterado, no final você recebe uma mensagem dizendo que o jogo sabia que você fez aquilo!
Controvérsia.
Apesar de todas essas qualidades citadas, existe quem não goste do jogo. Parte disso se deve ao fato de que todos tem gostos diferentes.... mas a maior parte com certeza se deve ao fandom do jogo.
O Fandom de Undertale, no mundo dos jogos, é o que o Fandom de JoJo é no mundo dos animes. Existem pessoas legais, mas também existem MUITAS pessoas com as quais nem vale a pena discutir.
Avaliação final
Tentei resumir tudo que pude sem dar spoilers, e, resumindo mais ainda.... Simplesmente, jogue. Eu gostei, achei um jogo que valeu as horas de esforço, foi gratificante, e me interessou muito.
Crie sua opinião, e jogue sem objetivos já prontos, veja o que sua real moral te faria no jogo, é bem legal isso.
Aqui fica o link de download, e, a seguir, uma galeria de uma artista que achei muito legal, ele fez ilustrações para cada batalha de Boss no jogo.
Jogo: https://mega.nz/#!EtlEgJiZ!s-aJk61oFtxcx5v1rYKXWU4IR5K4R-E1kn1MOINeFIQ
Galeria: http://imgur.com/a/uWXiS
Até a próxima postagem!
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