quarta-feira, 22 de junho de 2016

[Webcomic/Manhwa] What Does The Fox Say? - Uma Curiosa Raposa de Pelúcia e um Romance

Hoje vim falar de um Manhwa, coisa rara por aqui, específicamente uma webcomic, o que torna isso mais raro ainda, mas, é algo que tive vontade de fazer agora que acompanho esta e definitivamente estou doido por que What Does The Fox Say? (Ou só WDTFS).





















Um resumo do resumo da sinopse.

What Doest The Fox Say? inicia-se com a novata Sungji (ou Seongji, ambas escritas válidas) entrando para a empresa desenvolvedora de jogos mobile Hello Studio. No seu novo ambiente de trabalho ela começa a criar uma certa proximidade com a chefe do seu grupo, Sumin, da qual ganha uma pelúcia de raposa (daí o nome) e pela qual vai se apaixonando, mas a trama vai se aprofundando mais e fugindo dessa simplicidade e beleza quando é explorado o lado de Sumin na história.

O surgimento de um dos atuais gigantes do yuri.

Em 2015, a dupla coreana chamada Team Gaji, formada por Gyeomji (Autor) e Gaji (Artista), iniciou a Webcomic que viria a ganhar o primeiro LEZHIN World Comic Contest e então se destacar no cenário yuri mundial. Esta obra seria What Does The Fox Say? que, associando personagens carismáticas, uma visão de mundo um tanto quanto pé no chão, não sendo exageradamente dramática ou totalmente idealista, e uma arte definitivamente acima da média, conseguiu rapidamente um lugar no coração dos leitores.

Atualmente a webcomic se encontra no capítulo 55, em um pequeno hiato, com previsão de lançamento do próximo capítulo no dia 21 de Julho. Publicada pelo Lezhin Comics, a obra possui um tom adulto, não só pelas cenas de sexo (geralmente curtas, mas belissimamente desenhadas), mas, principalmente pela sua forma de abordar os relacionamentos entre as personagens.


Aprofundando-se na história e nas características da obra.

-Isto não só pode como com certeza contém spoilers-

Como dito anteriormente, a história se inicia com a chegada de Sungji, mas, o interessante é que, apesar dela começar como sendo a protagonista, esse papel acaba se dividindo com o passar do tempo criando dois focos, o de Sungji e o de Sumin, até chegar a um ponto em que, mesmo Sunji tendo seu destaque, você vê que tudo gira em torno de Sumin.

Enfim...

Ao entrar no Hello Studio, Sungji chama a atenção de todo mundo por ser muito bela, facilmente cosnegue amizades, e até se apaixonam por ela, mas ela não demonstra interesse em ninguém, ela busca ser amiga de todo mundo, mas ainda assim sempre é um pouco fechada e tímida. A primeira pessoa com quem Sungji começa a se mostrar mais aberta é com sua chefe Sumin, que, durante toda a história é chamada por ela de Team Manager (é bizarro, mas deve ser costume de lá).


Sumin é baixinha, temperamental (exceto pro trabalho, onde consegue ser bem fria) e aparenta ser bem mais jovem do que realmente é. Ela tem uma visão um tanto triste do amor, tendo uma enorme dificuldade para se entregar realmente a alguém completamente devido a certos acontecimentos do seu passado e se mantém tendo encontros com a presidente da empresa, Seju Baek, mesmo elas tendo terminado seu relacionamento oficial.

 A interação entre Sungji e sua chefe se desenvolve lentamente, não é nada mágico de uma hora pra outra, você vê surgir uma admiração que vai se tornando algo maior pela parte de Sungji. Já Sumin começa basicamente achando nada, depois se interessa por ter alguma chance de ter algo com ela, mas sem tentar de verdade, inclusive sem parar de ter suas noites de diversão com Seju, mas, quando começa a perceber que o que ela sente é algo mais sério, ela decide realmente se dedicar a isso, cortar relações de vez com Seju e começar a namorar oficialmente com Sungji.

Seju Baek é quem faz a trama andar depois que o relacionamento entre Sumin e Sungji se desenvolve. Extremamente obssessiva e possessiva, sua vida gira em torno de Sumin, que para ela é o único e verdadeiro amor que pode haver na sua vida, por isso ela mesmo depois de ter terminado o relacionamento (que ocorreu por culpa dela e de umas coisas tensas que fez) continuou insistindo nos encontros com ela, tentava manter Sumin ligada a ela, e, de certa forma conseguiu,  o que culmina em eventos extremamente filhos-da-puta que ocorreram nos últimos capítulos e não acredito que conseguem botar um hiato logo nessa parte, tenho que matar alguém Aaargrargagaasfagahahasfasfasfas.


Considerações Finais.

What Does The Fox Say? trabalha em um cenário urbano moderno, com um foco especial no ambiente de trabalho das personagens e suas interações com este ambiente são importantes também, embora o foco seja o romance. É mostrado um amadurecimento bem diferente entre as personagens , consequência de seus ambientes pessoais e experiências, e a interação entre estes resulta em certos aprendizados mútuos.

Intensificando a ideia de algo mais real, temos o fato de que  tratamos com pessoas com qualidades e defeitos, Sungji e Sumin vão conhecendo essas características uma da outra e aprendendo a lidar com elas, o que nem sempre é tão fácil.

Um fato interessante é que, enquanto Sumin já tem sua sexualidade bem definida e assumida, Sungji inicialmente não tinha indícios de...bem...de nada, ela não esteve em relacionamentos e nunca havia sentido o amor verdadeiro antes. Por sorte, Sumin sempre se mostra disposta a guiá-la no seu próprio ritmo. (embora tudo pareça questionavelmente fácil demais, me pergunto se isso também é da sociedade de lá) .


Enfim, é algo interessante, é uma indicação bem diferente do que costumo fazer, já que costumo passar longe dos romances, mas definitivamente, se gosta do estilo, vale a pena dar uma olhada.

P.S.: Definitivamente ver tudo colorido deixa mil vezes mais bonito do que os mangás em tons de cinza.

Onde Ler

Bem, para aqueles que podem pagar, como já dito antes, a webcomic é publicada pelo site LEZHIN .

Para aqueles que apoiam a pirataria, inicialmente, se sabem inglês, a página de facebook WDTFS What Does The Fox Say sempre se mantém atualizada.

Se você procura algo em português, as melhores opções sejam o Gokigenyou e o Kanojo ni Kisu.
Ironicamente, nenhum está completo, mas, o Gokigenyou tem os primeiros capítulos, e o Kanojo ni Kisu tem os atuais, assim, dá pra vocês terem tudo.


Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário